Bronze Grafite

Bronze grafite ou bronze com inserto de grafite é o nome dado a peças de bronze com alta resistência ao desgaste e com propriedades de deslizamento superiores. São peças utilizadas em situações que exigem reduzir a fricção e o atrito.

Embora frequentemente confundidos no mercado, há uma distinção importante entre bronze com inserto de grafite e bronze grafitado.

No bronze com inserto de grafite o lubrificante sólido insertado é à base de grafite ou teflon (ptfe), distribuindo-se em forma de pontos individuais sobre a superfície do bronze. Os insertos geram uma película lubrificante entre os elementos de deslizamento, reduzindo assim o contato direto entre os metais. Esses insertos ocupam parte da superfície deslizante. .

As peças de bronze produzidas com insertos de grafite (ou insertos de ptfe) auxiliam na construção mecânica, em situações em que é necessário realizar movimentos de partes sem que haja desgaste excessivo. Os insertos com material de “lubrificação seca” reduzem substancialmente a necessidade de uso de lubrificantes possibilitando menos atrito e, consequentemente, menos desgaste.

As peças de deslizamento com lubrificante sólido normalmente são necessárias em casos de alta pressão e baixa velocidade, quando a lubrificação hidrodinâmica não é viável.

Já o bronze grafitado (ou sinterizado), mais conhecido como bronze auto lubrificante, é um produto poroso com características superiores de anti fricção. É resultado da adição de pós metálicos às ligas de bronze, dosados e misturados nas proporções corretas para deixa-la homogênea. Esse processo de fabricação por sinterização – metalurgia do pó – torna-o permanentemente lubrificado, sendo utilizado em peças onde não é permitida a lubrificação manual, prolongando assim a vida útil dos componentes.

As peças de bronze sinterizado são auto-lubrificantes, de funcionamento silencioso, duráveis, e indicadas essencialmente para a indústria automotiva.

A Italbronze produz bronze com inserto de grafite e inserto de ptfe (teflon) com a mais alta tecnologia, em modernos equipamentos e processos de fundição centrifugada, fundição contínua e usinagem de precisão em máquinas CNC´s de última geração. O processo de produção é reconhecido pela ABNT e por organizações nacionais e internacionais, garantindo assim um produto altamente confiável.

Exemplos de aplicações de bronze com inserto de grafite ou inserto de ptfe (teflon) são mancais e buchas auto lubrificantes, material rodante, deslizantes ou dispositivos com difícil acesso para lubrificação.

Dentre as características do bronze com inserto de grafite ou inserto de ptfe estão:

  • Longa vida útil;
  • Resistência a altas cargas;
  • Baixo coeficiente de atrito (e consequentemente redução do desgaste);
  • Redução da necessidade de manutenção;
  • Redução da necessidade de lubrificação fluída;
  • Redução de contaminação pelos lubrificantes.

 

Fale com a ItalBronze