Bronze SAE

Bronze SAE é o nome conhecido no Brasil de algumas ligas de bronze, que seguem a classificação originalmente concebida pela Society of Automotive Engineers (SAE) e se tornaram referência no mercado brasileiro. A Italbronze fornece há mais de 58 anos peças de bronze adequadas ao SAE em suas diferentes classificações, bem como de todas outras regulamentadoras como ABNT, ASTM, BS, DIN, JIS, UNI e UNS.

SAE

A Society of Automotive Engineers (SAE), hoje chamada de SAE International, é uma organização responsável pelos estudos em engenharia automobilística e montadoras de automóveis, nos Estados Unidos. Seus estudos proporcionaram diversas normatizações e foram adotados pelas mais variadas indústrias, dentre elas a aeroespacial.

O padrão bronze SAE se tornou internacionalmente reconhecido pelo papel desempenhado na segurança, qualidade e eficácia dos produtos aplicados nas indústrias automobilísticas, naval, geração de energia, petróleo e gás, alimentícias, agrícola, mineração, dentre outras, que representam grande importância na economia contemporânea. Atualmente há mais de dez mil padrões definidos pela SAE para as mais diversas aplicações de engenharia.

O bronze SAE podem ser encontrado em mancais, buchas, coroas, engrenagens, assento, guias, sapatas, anéis, peças deslizantes, componentes de válvulas de alta pressão, casquilhos, material hidráulico, peças para agitadores, dentre muitas outras.

Classificações e Aplicações de Bronze SAE

A classificação SAE é baseada na composição química do bronze. A cada composição normalizada pela SAE corresponde a uma numeração, havendo diversas classificações para as ligas de bronze.

SAE68B – Peças deslizantes submetidas a cargas e choques extremamente altos, coroas, mancais casquilhos e buchas.

SAE65 – Mancais, coroas e guias deslizantes.

SAE620 e SAE62 – Anéis de vedação, componente de válvula, condensadores, dentre outros; materiais semelhantes, porém com diferentes características mecânicas.

SAE64 – Buchas para prensas, sapatas, encostos e casquilhos deslizantes, com propriedades antifricção, estanques à pressão, resistência à abrasão e corrosão;

SAE660 – Anéis, material hidráulico e elementos de acoplamento;

SAE430-A e SAE430-B – Porcas para prensas, peças para cilindros hidráulicos, componentes de ponte rolante, cames e suportes de alta resistência, para suportar cargas estáticas extremamente altas e em baixas velocidades, com resistência à corrosão.

O chamado bronze SAE é, portanto, resultado do nome atribuído a essa classificação, elaborada há várias décadas e popularizada no mercado. Para cada especificação de bronze SAE há um correspondente código de produto utilizado pela Italbronze, assim:

 

Tabela de Equivalência

Norma SAE

Italbronze

SAE 40

IBz-40

SAE 43

IBz-65

SAE 430

IBz-62

SAE 430-B

IBz-63

SAE 62

IBz-20

SAE 620

IBz-21

SAE 622

IBz-22

SAE 65

IBz-11

SAE 66

IBz-32

SAE 660

IBz-41

SAE 67

IBz-34

SAE 68-B

IBz-53

SAE CA-954

IBz-54

SAE CA-955

IBz-55

 

Fale com a ItalBronze