Fundição de Bronze

A fundição do bronze iniciou-se há mais de 3000 anos, sendo uma das ligas metálicas mais antigas da humanidade. O bronze tem por base o cobre e o estanho, além de proporções variáveis de outros elementos como zinco, alumínio, antimônio, níquel, fósforo ou chumbo, entre outros. As ligas de bronze são usadas hoje nas mais diferentes aplicações, sendo que as diferentes composições permitem suportar esforços e cargas elevadas.

O processo de fundição evoluiu muito ao longo do tempo, acompanhando as necessidades do desenvolvimento industrial e da vida moderna. Fatores como crescimento de consumo, aprimoramento de maquinário, com exigência de maior precisão, demandaram novas tecnologias para a fabricação de peças de metais.

A Italbronze, presente há mais de 58 anos no mercado, trabalha com os mais modernos processos, como a fundição contínua, fundição centrifugada, que garantem muito mais qualidade e segurança ao produto final.

Fundição Contínua

O processo de fundição contínua consiste em fundir e dar perfil ao produto final em uma única operação, eliminando tempos intermediários de esfriamento em moldes. Isso garante o melhor controle das propriedades físicas e geométricas de cada produto.

O processo de fundição contínua adotado pela Italbronze traz as seguintes vantagens:

  • Diminuição da porosidade do material – defeito de fundição que pode ocorrer internamente à peça-.
  • Evita o surgimento de rechupes.
  • Os materiais fundidos possuem estrutura mais homogênea em relação às peças de mesma espessura (módulo de resfriamento) produzidas em moldes de areia – conferindo ao material melhores propriedades mecânicas e a geometria desejada
  • As barras são produzidas em formato próximo à dimensão final da peça.
  • Redução do custo final da peça, pois será necessário menos processo de usinagem.

Em resumo, as principais vantagens da fundição contínua são maior produtividade, uniformidade do produto, menor consumo energético, redução de mão-de-obra e melhor qualidade do produto.

 

Fundição Centrifugada

Outro processo adotado pela Italbronze é a fundição centrifugada, no qual as formas cilíndricas podem ser vazadas usando a força centrífuga num molde giratório, de modo a forçar o metal a entrar sob pressão para o interior deste. O processo tem efeito homogeneizador sobre o metal, que sendo mais pesado expulsa os gases e as impurezas do interior da liga aquecida, o que permitirá uma distribuição homogênea e maior resistência mecânica do material.

Algumas vantagens da utilização da fundição centrifugada são:

  • Permite trabalhar com um mínimo de sobremetal;
  • Aperfeiçoamento das características mecânicas como, resistência à tração, escoamento, dureza e alongamento;
  • Por ser processada em alta velocidade, elimina gases, porosidades e inclusões, evitando desperdícios de tempo e usinagem com refugos,
  • O tempo de fabricação é reduzido;
  • Aumento no rendimento de utilização do metal fundido;
  • Melhor acabamento superficial das peças.

Os processos de fundição da Italbronze respeitam as boas práticas de sustentabilidade, garantindo o uso responsável dos recursos, preservando a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Fale com a ItalBronze