Ligas de Bronze

Ligas de Bronze (do persa biring, cobre) é o nome com o qual se denomina toda uma série de ligas metálicas que tem com base o cobre e o estanho, além de proporções variáveis de outros elementos, como zinco, alumínio, antimônio, níquel, fósforo, chumbo, dentre outros. O objetivo da liga é obter características superiores às do cobre; o estanho, por exemplo, tem a característica de aumentar a resistência mecânica e a dureza do cobre, sem alterar sua ductilidade.

O Bronze é uma das ligas metálicas mais antigas da humanidade. A fabricação do bronze iniciou-se há mais de 3000 anos, na época que ficou conhecida como Idade do Bronze. Segundo a história, quando os ferreiros perceberam que a utilização do cobre tornara-se inviável em virtude da alta procura, acabaram por misturar o estanho ao cobre, na tentativa de aumentar o volume de material. A experiência deu certo: essa liga entre o cobre e o estanho produziu um metal que apresentava flexibilidade, era mais macio e seus restos podiam ser fundidos novamente, sendo reaproveitados na produção de peças. Ao contrario do ferro e do cobre, que uma vez fundidos tornavam-se duros e mais difíceis de manusear.

As ligas de bronze utilizadas pela Italbronze estão de acordo com as normas da ABNT, ASTM, BS, DIN, JIS, SAE, UNI e UNS.

Dentre os mais diversos tipos de bronze encontradas no mercado, os mais utilizados são:

Bronze Alumínio

Apresenta ótima resistência à corrosão. O bronze SAE68B, indicado para fabricação de peças deslizantes – submetidas a cargas e choques extremamente altos – e às coroas mais solicitadas; o SAE68D, similar ao SAE68B, porém com características mecânicas bastante distintas.

 Bronze Fosforoso

Além de resistente à corrosão, possui diversos tipos para diferentes finalidades. O bronze SAE65 é mais indicado para mancais, coroas, guias deslizantes entre outros. Já o bronze SAE620 e o SAE62 são bronzes utilizados em anéis de vedação, componente de válvula, condensadores, etc. e diferem apenas nas características mecânicas. Por outro lado, o bronze SAE64 possui excelentes propriedades como antifricção, estanques à pressão, resistência à abrasão e a corrosão. A aplicação é feita em buchas para prensas, sapatas, encostos e casquilhos de deslize. Diferente do bronze SAE660 utilizado para fins gerais, como em anéis, material hidráulico e elementos de acoplamento. Os bronzes IBZ10, IBZ12 e IBZ14 – que se diferem apenas nas características mecânicas – quando bem lubrificados apresentam excelente resistência ao desgaste, corrosão e a fadiga superficial, sendo aplicados em mancais, coroas e engrenagens, entre outros.

 Latão de alta resistência – SAE430-A e SAE430-B

Possui propriedades para suportar cargas estáticas extremamente altas e em baixas velocidades, apresentam também excelente resistência à corrosão. É indicada para mancais, coroas e componentes internos de válvulas de alta pressão.

Com uma tabela própria e abrangente a Italbronze oferece diversos tipos de ligas de bronze que atendem a vasta demanda do mercado:

IBz-10 / IBz- 11 (SAE 65) / IBz 12

Material de dureza tenaz, com boa resistência ao desgaste, à corrosão e à fadiga superficial, desde que bem lubrificado, permitindo trabalhar com cargas específicas elevadas. Estas ligas são indicadas para mancais e coroas com elevado pico de carga e velocidade relativamente baixa. Aplicações: mancais, coroas, guias deslizantes, engrenagens, buchas e segmentos de anéis de pistão.

IBz-20 (SAE 62) / IBz- 21 (SAE 620) / IBz 22(SAE 622)

Possuem excelentes propriedades de resistência à corrosão e à água do mar, e permitem fabricar peças para trabalhar com cargas específicas médias. São indicadas para buchas com pico médio de carga e velocidade relativamente baixa, desde que bem lubrificadas. Aplicações: carcaça e rotores de bombas, anéis de vedação, componentes de válvulas, condensadores, sede de hastes, flanges e conexões, peças resistentes à pressão e à temperatura.

IBz-31 (SAE 64) / IBz- 32 (SAE66) / IBz 34 (SAE 67)

Possuem excelentes propriedades antifricção, estanques à pressão, resistência à abrasão e à corrosão. As peças fabricadas com estas ligas podem trabalhar sob condições desfavoráveis, sem lubrificação constante. São indicadas para mancais que trabalham em alta velocidade e sob pressões elevadas. Aplicações: mancais para trem de laminação e moendas, buchas para prensas, sapatas, encostos, buchas para pinos de êmbolos, casquilhos de deslize.

IBz- 40 (SAE 40) / IBz-41 (SAE 660) / IBz-43 (Bronze Industrial)

Utilizadas para fins gerais essas ligas de bronze apresentam boas propriedades antifricção e resistência média. São indicadas para pequenas peças submetidas a velocidades e pressões superficiais moderadas. Aplicações: pequenas peças, como mancais, buchas, casquilhos, coroas, anéis, material hidráulico, guarnições e elementos de acoplamento.

IBz-53 (SAE 68-B) / IBz-54 (SAE CA-954) / IBz 55 (SAE CA-955) Bronze-Alumínio

Possuem excelentes propriedades mecânicas. São indicadas para fabricação de mancais deslizantes sujeitos a cargas e choques extremamente altos, e coroas altamente solicitadas. Apresentam boa resistência a vibrações, desgaste, corrosão e cavitação. São tratáveis termicamente e exigem boa lubrificação. Aplicações: mancais, buchas, coroas, engrenagens, assento e sede de válvulas, guias, pinhões, sapatas, anéis e peças para agitadores, além de ferramentas antifaiscantes.

IBz-62 (SAE 430-A) / IBz- 63 (SAE 430-B) / IBz 65 (SAE 43) Latões de alta resistência

Utilizadas por suas excelentes propriedades de suportar cargas estáticas extremamente altas e em baixas velocidades, além de excelente resistência à corrosão. São indicadas para mancais e coroas muito solicitadas, e componentes internos de válvulas de alta pressão. Aplicações: mancais, buchas, porcas para prensas, peças para cilindros hidráulicos, componentes de ponte rolante, cames e suportes de alta resistência.

 

 

Fale com a ItalBronze