Tipos de Bronze

Denomina-se liga de bronze qualquer liga metálica de cobre e estanho, havendo inúmeros tipos que utilizam outros elementos, como zinco, alumínio, antimônio, níquel, fósforo e chumbo. As primeiras ligas de bronze surgiram há 3000 anos, quando os ferreiros adicionaram estanho ao cobre para aumentar seu volume e, assim, conseguiram um material de propriedades únicas. As ligas de bronze logo tornaram-se sinônimo de resistência, durabilidade e flexibilidade, sendo ainda hoje intensamente utilizadas para a produção de artigos rígidos, de qualidade e firmes.

 

A Italbronze confecciona suas peças e componentes, como casquilhos, coroas, porcas e sapatas, com as melhores ligas de bronze à disposição no mercado. São ligas que utilizam matérias-primas de ponta e que passam por modernos processos de fundição, centrifugação e usinagem, afim de satisfazer às necessidades das mais variadas aplicações e indústrias. Além disso, elas estão de acordo com as normas produtivas de diversos órgãos nacionais e internacionais, como a ABNT, a ASTM, a DIN, a JIS e a UNS.

 

Dentre os muitos tipos de ligas de bronze utilizados pela Italbronze, os mais importantes são: o bronze alumínio, que apresenta ótima resistência à corrosão devido à presença de alumínio; o fosforoso, que também é resistente a ainda se destaca por poder dar origem a ligas dos mais variados perfis; e o latão de alta resistência, que consegue suportar cargas estáticas extremamente altas e situações muito delicadas, com grande chance de atrito e deterioração.

 

Independentemente do tipo, as ligas da Italbronze podem ser utilizadas em quaisquer máquinas e equipamentos, garantindo-lhes eficiência, previsibilidade, segurança e rapidez em sua performance. Confira a seguir quais são as principais ligas produzidas pela empresa e para quais finalidades cada uma pode ser aplicada:

 

IBz 10 / 11 (SAE 65) / 12

Essas ligas são caracterizadas por sua dureza tenaz e pela boa resistência ao desgaste, à corrosão e à fadiga superficial. Devido a isso, elas podem trabalhar com cargas específicas elevadas, sendo indicadas para mancais, coroas, guias deslizantes, engrenagens, buchas e segmentos de anéis de pistão de velocidade relativamente baixa.

 

IBz 20 (SAE 62) / 21 (SAE 620) / 22 (SAE 622)

Elas possuem excelentes propriedades de resistência à corrosão e à água do mar e podem trabalhar com cargas específicas médias em velocidade relativamente baixa. São indicadas para carcaça e rotores de bombas, anéis de vedação, componentes de válvulas, condensadores, sede de hastes, flanges e conexões, peças resistentes à pressão e à temperatura.

 

IBz 31 (SAE 66) / 32 (SAE 65) / 34 (SAE 67)

Destacam-se por não apresentarem fricção e por serem resistentes à abrasão, à corrosão e à pressão, o que significa que as peças fabricadas com essas ligas podem trabalhar sob condições desfavoráveis, como máquinas de alta velocidade e sob pressões elevadas. São ideais para mancais para trem de laminação e moendas, buchas para prensas, sapatas, encostos, buchas para pinos de êmbolos e casquilhos de deslize, não necessitando de lubrificação constante.

 

IBz 40 (SAE 40) / 41 (SAE 660) / 43 (Bronze Industrial)

Utilizadas para fins gerais, essas ligas possuem boas propriedades antifricção e resistência média. São indicadas para pequenas peças submetidas a velocidades e pressões superficiais moderadas, logo podem ser aplicadas para mancais, buchas, casquilhos, coroas, anéis, material hidráulico, guarnições e elementos de acoplamento de tamanho compacto.

 

IBz 62 (SAE 430A) / 63 (SAE 430B) / 65 (SAE 43)

Essas ligas são indicadas para a fabricação de peças sujeitas a cargas e choques extremamente altos, já que apresentam boa resistência a vibrações, desgaste, corrosão e cavitação. Dentre os elementos feitos com essas ligas, há mancais, buchas, coroas, engrenagens, assento e sede de válvulas, guias, pinhões, sapatas, anéis e peças para agitadores, além de ferramentas antifaíscantes.

 

IBz 62 / 63 / 65

Confeccionadas com latão de alta resistência, essas ligas suportam cargas estáticas extremamente altas e em baixas velocidades. Devido a sua apurada resistência à corrosão, elas são indicadas para mancais, buchas, porcas para prensas, peças para cilindros hidráulicos, componentes de ponte rolante, cames e suportes de alta pressão.

Fale com a ItalBronze