Usinagem de Bronze

Usinagem é o processo de fabricação que confere formato, dimensão e acabamento da superfície de uma peça, removendo-se o material excedente ou sobremetal.

O sobremetal removido denomina-se cavaco. O cavaco é retirado de diferentes tipos de materiais, tais como: ferro fundido, aço, alumínio, bronze, plástico e outros, que são os mais utilizados pela indústria mecânica para fabricação de seus produtos.

Ao ser submetido à usinagem, a peça já apresenta uma forma definitiva: blocos, tarugos, chapas ou barras. O formato da peça bruta determina o processo de fabricação empregado, que pode ser: forjamento, laminação ou trefilação.

Esses processos, no entanto, não garantem a exatidão dimensional e a qualidade de superfície da peça executada. É a usinagem que gera a peça com essas características.

A precisão dimensional indica que as dimensões da peça executada devem variar segundo os intervalos de tolerância e as especificações técnicas previstas para seu uso e serviço. Já qualidade de superfície refere-se ao tipo de acabamento final dado à peça, que deve estar de acordo com a finalidade a que se destina.

A usinagem, portanto, é o processo de fabricação que, mediante a remoção do sobremetal, atende às exigências e qualidade estabelecidas por fabricantes e consumidores.

Na Italbronze, em uma fábrica de instalações altamente modernas, as peças de bronze recebem o acabamento, a configuração, o formato geométrico, os furos e as saliências detalhadas no projeto do cliente.

Profissionais altamente capacitados na operação de máquinas CNC´s de ultima geração possibilitam à Italbronze o atendimento do mercado nacional e internacional, usinando peças de bronze que vão desde tamanhos milimétricos até aquelas que chegam a mais de 4m de diâmetro, pesando várias toneladas.

A qualidade e o aprimoramento nos processos de manufatura de bronze possibilitaram a Italbronze a conquista das certificações ISO 9000, ISO 9001, ISO 14001 e ISO-TS 16949, bem como o recebimento de acreditações do INMETRO, ANAB (nos Estados Unidos), MGMT-RvA (na Europa) para os segmentos onde atua.

A usinagem da Italbronze foi concebida para uma produção em série, para atender as quantidades e demandas de cada cliente em particular.

Fale com a ItalBronze